sábado, 30 de maio de 2009

O que é população ribeirinha?


As populações ribeirinhas, são povos que vivem nas beiras dos rios e geralmente são extremamente pobres e sofrem com as poluições dos rios (esgoto) e com os assoreamentos e a erosão. A comunidade ribeirinha da Amazônia vivem em casas de palafitas. As atividades desempenhadas são o artesanato e a agricultura, sabendo que a maioria das culturas e criações de animais são complementares à alimentação como caça, pesca e algum extrativismo vegetal.

Sobrevivencia da população ribeirinha


A sobrevivência da população ribeirinha na várzea amazônica é sempre um atode heroísmo e de aventura. Diante das imprevisões do nível de elevação das águas, que em certos anos provocam as “grandes cheias” e as “grandes secas”, os ribeirinhospermanecem atentos e sob grande expectativa durante os meses da enchente.
Tomamprovidências para enfrentar os perigos e dificuldades na medida em que eles vão seapresentando, e conforme as condições que dispõem, no momento, para esteenfrentamento. Para estas famílias de pequenos produtores, carentes de recursostecnológicos e financeiros é ainda, difícil e impossível planejar, e mesmo sabendo que acheia vem todos os anos....."estamos sempre apanhando”....”sempre passandoaperreado na seca e na cheia”.
A cheia de 1999 foi uma “grande cheia”. A segunda maior do século segundo asestatísticas registradas. Na área da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá,na região do Médio Solimões, os níveis da água elevaram-se, em média, a 15mts,excedendo em dois metros a última grande cheia, ocorrida em 1994. Como estapopulação ribeirinha enfrentou esta grande cheia?

Como pensam as pessoas de São Paulo



Para quem mora numa cidade grande como São Paulo, é um pouco difícil entender – ou aceitar – como a população ribeirinha vive. Durante seis meses cultivam mandioca e até criam gado às margens dos rios, mas passam toda a outra metade do ano em suas casas de palafita ou no único meio de transporte local – o barco – sem realmente “pisarem no chão”. Seus poucos bois e vacas ficam vivendo em pequenos cercados suspensos.
Hoje tive a oportunidade de ver essa realidade mais de perto. Num pequeno bote do Greenpeace percorremos o rio Juruá e, pela primeira vez desde que comecei a acompanhar a expedição, literalmente pisei na floresta amazônica – o que não acontece com freqüência com a tripulação, já que o navio normalmente é ancorado perto de cidades ou povoados. Difícil foi encontrar um local razoavelmente seco onde o bote pudesse parar para os jornalistas caminharem e fazerem suas reportagens – nessa época do ano 90% da região de mata fica inundada.
Permanecemos na floresta por quase uma hora. No local gravei uma entrevista em vídeo com um representante do Ibama e, quando fui revê-la, curiosamente o áudio estava muito baixo. A imponência da floresta fez com que, sem percebermos, começássemos a quase sussurrar, como se não tivéssemos o direito de perturbar a vida num local que não nos pertence.

Vídeo sobre população ribeirinha

Brasil... País de muitos povos entre eles há um povo desconhecido:ribeirinhos.

Vivem na região norte,clima tropical(quente e úmido),povo simples e humilde, com uma cultura própria, dormem em redes, lavam roupa no rio, se alimentam: farinha (principal alimentação), café, peixe, muito peixe, carne de caça, em algumas regiões:açaí ,tapioquinha, frutas típicas(Ingá)poucas verduras (apenas para tempero)

Trabalham com:macaxeira, retiro(casa de farinha), tucupi, caça, pesca, venda de camarão, marcenaria, artesanato, roça.

Afirmam ser católicos, mas estão presos em seus ritos e lendas:pajelanção, martinta pereira, boto, mãe d´água . Também presos em muitos vícios:fumo, bebidas, festas, promiscuidade.

Há muitas necessidades!Vivem sem energia elétrica, e pouca tecnologia.São cerca de 40 mil comunidades registradas, somente 3 mil há um trabalho evangélico

Você pode mudar essa historia!

Para ver o vídeo entre em:

http://www.youtube.com/watch?v=bIQvmKm1nVw&NR=1

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O quê?

Bom, fizemos esse blog, pois é um trabalho de escola, para matéria de Geografia e vamos, pesquisar sobre a população ribeirinha, um povo com pouquíssima qualidade de vida, e ao longo do tempo, com as pesquisas vamos postando mais informações.

Nosso grupo:
Agatha de Castro F.
Bianca Camargo
Giovanna C. Campos
Jaqueline R. F. Rodrigues
Laís C. Zanardo
Luiza de S. Rodriguez